top of page

Intelligence e Agências de Comunicação

Updated: Apr 27, 2021


O mercado do agenciamento da comunicação em todo o mundo é forte e congrega especialistas de quase todas as áreas. Os profissionais da comunicação promovem empresas, marcas, grupos e até simplesmente indivíduos, organizando eventos, articulando entrevistas, produzindo conteúdos para todos os meios disponíveis e até, de forma mais crítica, fazendo gestão de situações de crise.


Uma agência de comunicação congrega tipicamente vários saberes – todos eles, sempre, de alguma forma associados à comunicação. Do planeamento na activação de uma marca ou de um determinado produto, uma agência de comunicação é tipicamente o parceiro ideal para consolidar no mercado do reconhecimento público, marcas, empresas e até, por exemplo, indivíduos politicamente activos em campanhas políticas, com o objectivo, claro, também, de promover da melhor forma o seu candidato junto do seu público-alvo. O objectivo de uma agência de comunicação passa sempre pelo eixo da capitalização da imagem pública do seu cliente; esta gestão é feita, habitualmente e na actualidade, numa óptica que atravessa cada vez mais todos os meios mais tradicionais, mas também virtuais, nacionais e internacionais, dependendo sempre também da estratégia estruturada para cada caso em particular.


No caso das Agências de Comunicação a capacitação providenciada por um bom serviço de Intelligence é caracteristicamente muitíssimo vantajoso para os clientes da agência. Tipicamente questões de gestão de crise, tal como o trabalho de contrainformação e desinformação é matéria que deve ser executada por especialistas das Informações que são o recursos indicados para poder intervir em situações extremas e críticas, mas também no levantamento de informações quer para blindagem dos seus clientes, quer para melhor compreensão das vulnerabilidades da concorrência. O trabalho de pesquisa sobre vulnerabilidades e ameaças, bem como a produção de matéria para todo o tipo de meios é o coração da actividade de uma boa Intelligence; este trabalho, contudo, deve também passar por uma verificação de todo o fluxo de informações interno deste tipo de empresas que tantas vezes lidam com matérias também elas delicadas sobre os seus clientes.


A IntellCorp está neste momento a trabalhar activamente no suporte de Informações junto de alguns grandes players desta área de negócio. O nosso trabalho tem-se dividido em três tipologias de serviços: o primeiro que está relacionada com o trabalho de pesquisa para uso da agência; o segundo, com a produção de matéria para divulgação e um terceiro que tem passado por uma serviço que tem sido transversal à generalidade das empresas contratantes de serviços de Intelligence, a introdução a altos quadros políticos e/ou empresariais.


Por outro lado, a verificação especializada de uma verdadeira política de Segurança das Informações tem também sido uma preocupação transversal para empresas, empresários e grupos de interesse. O estabelecimento de canais seguros de comunicação, bem como a implementação de procedimentos estruturados de Segurança das Informações nas empresas é uma garantia não apenas de melhor qualidade de serviço prestado ao cliente principalmente nesta área de negócio, mas é também uma garantia para as próprias empresas e para os empresários a quem muitas vezes, no próprio desenvolvimento da sua actividade habitual, se podem ver a braços com questões mais críticas, com clientes publicamente mais expostos por qualquer motivo e cuja imagem importa blindar previamente, e por outro lado, defender em caso de crise.


A IntellCorp congrega esta capacidade única e especializada no mercado nacional, lusofonia e CPLP. A nossa missão é também apoiar a construção de uma cultura, e de uma consciência quanto à importância da necessidade e da realidade absoluta de que em qualquer negócio, e então particularmente na área da comunicação, as informações, o acesso a estas e o seu tratamento especializado não é apenas um acréscimo de valor, mas uma necessidade tendo em conta os riscos muitas vezes ocultos com que as empresas, e os indivíduos se deparam quase diariamente, embora muitas vezes sem consciência aprofundada disso.


Para saber mais envie-nos um email para intellcorp@protonmail.com. Para mais conteúdos siga as nossas actualizações também no LinkedIn, e também no Facebook e Twitter.


8 views0 comments
bottom of page