Intelligence no Combate à Corrupção e à Fraude nas Empresas

Atualizado: 19 de abr. de 2021


Não é apenas um mote de trabalho, é uma missão que a nossa equipa de profissionais carrega desde início. Internamente é crença absoluta de que não é uma questão meramente abstracta e da ordem de um certo academismo e exercício político.


O problema da corrupção é planetário e não afecta apenas as economias de um ponto de vista genérico; afecta, pelo contrário, indivíduos, famílias, empresas e por conseguinte grupos de interesse e, claro, no limite governos, Estados e toda uma estabilidade internacional que é cada vez mais desejável. Todos os dias os nossos profissionais de Informações dão suporte a administradores de empresas, a responsáveis de vendas e de segurança de muitas empresas que internamente lidam com problemas que as lesam, retirando-lhes, portanto, competitividade.


A prevenção do problema do crime dentro das empresas e na vida dos empresários lusófonos é uma das principais missões da IntellCorp; tanto em território nacional, mas infelizmente no plano internacional, os nossos profissionais das Informações estão comprometidos com a defesa do interesse dos nossos clientes.


Este tipo de problemas é muitas vezes silencioso e sub-reptício; o empresário que opera internacionalmente tem muitas vezes uma grande dificuldade em percepcionar de forma clara e objectiva todas as variáveis de um negócio – depois, caso o negócio em causa tenha lugar em jurisdições mais emergentes, e portanto, não tão consolidadas do ponto de vista político e judicial, é desejável oferecer mais garantias, confiança e segurança ao empresário sobre determinado agente de interesse (seja ele particular, empresarial ou grupo).


Um serviço de Intelligence de excelência aplicado a estes casos funciona como alicerce de qualquer tipo de operação; o suporte à decisão consciente, o apoio estratégico e táctico, com consciência aprofundada de potenciais ameaças, e/ou vulnerabilidades, é um acréscimo de valor negocial que na hora da verdade compensa o risco para toda e qualquer eventual perda.


Este apoio de Intelligence, contudo, não se resume apenas ao trabalho em zonas geograficamente remotas e complexas do ponto de vista do acesso a informações credíveis e fidedignas; a tomada de consciência situacional por parte de um empresário em contexto aparentemente mais transparente e seguro, é também muitas vezes decisivo para o sucesso de um negócio de médias ou grandes dimensões.


O background check e o vetting acabam por ser instrumentos, autênticas bússolas de negócio na infoesfera em que vivemos; notícias que não passam de mera contrainformação ou desinformação são muitas vezes ventiladas para os meios produzindo um efeito de ruído que torna difícil para um não profissional descortinar a verdade sobre determinados indivíduos, empresas ou grupos de interesse.


Os problemas podem também muitas vezes estar na mais imediata proximidade do empresário; seja através de uma relação societária, ou de um mero vínculo laboral com um qualquer empregado com especiais poderes, ou acesso a determinada informação privilegiada a maior vulnerabilidade pode muito bem esconder-se exactamente no interior de uma empresa.


O trabalho na gestão da Segurança das Informações é um factor decisivo de segurança para o empresário e para empresa tanto numa situação de crise, mas também, claro está, numa situação de consolidação interna, e/ou expansão para novos destinos e novas oportunidades.


A IntellCorp tem internamente todos os recursos para investigar todo o tipo de situações que possam condicionar a competitividade de uma empresa; os nossos recursos humanos especializados não estão treinados apenas para intervir em situações de crise, mas também na prevenção com um trabalho sério e estruturado de consultoria na área da mais pura Intelligence no combate activo também ao crime.


A defesa dos interesses dos nossos clientes caminha em paralelo com o rigoroso cumprimento de todos os aspectos legais que devem proteger todas as partes, a IntellCorp, os nossos clientes e as eventuais partes visadas no caso de situações mesmo direcionadas. É também nosso mote interno esta faceta do alargamento de consciências para um trabalho de sensibilização sobre a vantagem das Informações num mundo muito plural de interesses e ruído, inseguro e perigoso. Esta responsabilidade de abrir o debate, de sermos pioneiros na voz diferenciada na CPLP e Lusofonia, do sector das Informações que temos vindo a trazer a público, faz parte deste programa de querermos devolver segurança, confiança e competitividade acrescida para os nossos empresários poderem fazer mais e melhor num mundo tão complexo como o de hoje.


Para saber mais envie-nos um email para intellcorp@protonmail.com. Para mais conteúdos siga as nossas actualizações também no LinkedIn, e também no Facebook e Twitter.



1 visualização0 comentário