top of page

Intelligence & Relatórios de Vulnerabilidades



Até à actualidade, a Lusofonia e os PALOP em geral, pensaram sempre que o trabalho na área das Informações era apenas uma missão e uma área que dizia estritamente respeito aos Estados, aos seus mecanismos diplomáticos e políticas internas e externas. Pelo contrário, no mundo anglo-saxónico ou germânico há várias décadas que proliferam empresas que trabalham nesta área de negócio de forma transparente e sólida. Dado este historial, pelo menos em Portugal é preciso desmistificar o que faz uma empresa de Intelligence quando se posiciona no mercado tanto para vender serviços a privados, como a governos.


Intelligence, porquê? A intervenção de um trabalho de Intelligence numa empresa, ou no apoio a um empresário e/ou empreendedor é uma das facetas mais visíveis da actividade de uma empresa que trabalha no sector privado das Informações. Acrescentar Intelligence a uma empresa significa na maior parte dos casos adicionar um valor que é muito raro nas empresas portuguesas. Todos sabemos que na vida de uma empresa muitas vezes a posse de um determinado tipo de informação pode determinar o sucesso ou não de um negócio.


Uma empresa como a IntellCorp incorpora de forma absoluta a capacidade de superar vulnerabilidades ou de as explorar: por um lado somos capazes de adicionar consciência própria sobre as fragilidades dos nossos clientes e trabalhar na sua blindagem, mas por outro lado somos também muitíssimo fortes no suporte dos nossos clientes para ler a sua concorrência em profundidade e saber onde e como se pode partir para uma estratégia mais ofensiva com um determinado competidor tendo em conta, justamente, as suas vulnerabilidades.


Sabemos que muitas vezes um negócio não depende apenas da proposta de valor em causa, do mérito dos potenciais intervenientes ou até da conjuntura mais ou menos arbitrária do mercado; sabemos que muitas vezes ter em posse a informação correcta, e saber usá-la do modo mais valoroso é muitas vezes um instrumento que faz acontecer, que materializa em realidade aquilo que muitas vezes fica pelo caminho às vezes por causa do interesse particular de qualquer grupo ou esfera de influência mais ou menos organizado e visível. Oferecer ao mercado nacional a possibilidade de ter um relatório de vulnerabilidades do concorrente ou de si mesmo é uma oportunidade única para crescer e ultrapassar quem quer que seja que se atravesse no caminho de um empresário.


Na Era da Informação e das Networks a intervenção de profissionais do sector das Informações e da Segurança é uma mais-valia rara de ser ver no panorama lusófono; dar esta capacidade a uma empresa, ou a um empresário, o poder de activar esferas de influência poderosas ou de identificar uma vulnerabilidade no seu principal concorrente e de acordo com esta posicionar-se de modo a vencê-lo no mercado com o nosso apoio táctico, estratégico e operacional é um instrumento de alto valor acrescentado que tem faltado às empresas nacionais.


É por isto que a IntellCorp é uma empresa que congrega uma equipa multidisciplinar de analistas e operacionais da área das Informações. Como agentes de Informações fazemos muitas vezes levantamentos de vulnerabilidades e de ameaças para empresas, empresários, executivos de topo e entidades governamentais. Trabalhamos o mercado, não na perspectiva do mero trabalho de desk research por parte de um gestor a que o mercado da consultoria nacional está habituado.


Na IntellCorp abordamos o mercado do lado mais aprofundado das Informações: esclarecemos o que é opaco, iluminamos para os nossos clientes o que habitualmente não se vê, acrescentando a isto, claro, também uma forte capacidade operacional que se materializa num apoio táctico e estratégico de defesa ou de ataque para empresas e/ou indivíduos que querem vencer, ou que por qualquer infortúnio estão em situações complicadas, ou que justamente sentem necessidade de precaver qualquer tipo de contexto mais delicado para que possam vir a ser arrastados. É, por exemplo, aqui que um relatório de vulnerabilidades pode tornar-se fundamental para o nosso cliente: seja para controlar uma ameaça, seja para explorar as fragilidades do seu próximo de modo a ultrapassá-lo, a IntellCorp está todos os dias nos terrenos mais complexos, remotos ou competitivos com os seus profissionais de Informações.


O apoio e o suporte operacional e táctico em situações críticas, seja na protecção e segurança de informações, seja numa faceta mais ofensiva para os concorrentes directos ou indirectos dos nossos clientes, corresponde à tipologia característica dos serviços mais caraterísticos que prestamos de forma sistemática para um mercado que está pouco habituado e pouco sensibilizado para o poder das Informações dentro das empresas e na vida dos indivíduos. Internamente sabemos que o lado mais vulnerável de todas as empresas e em geral de todas as realidades institucionais é justamente o seu lado mais humano. Na IntellCorp sabemos também que não há indivíduos ou empresas sem problemas, e que é justamente na arena do poder e do medo que a IntellCorp joga de modo estruturado, robusto e sério.



Para saber mais envie-nos um email para intellcorp@protonmail.com. Para mais conteúdos siga as nossas actualizações também no LinkedIn, e também no Facebook e Twitter.

9 views0 comments
bottom of page