top of page

Intelligence Aeroportuária e Aeronáutica

Updated: Apr 19, 2021



Na actualidade, tanto em Portugal, como em todo o planeta não há dúvidas de que os aeroportos e o trânsito aéreo são pontos críticos e nevrálgicos do ponto de vista da segurança. Para o efeito as autoridades públicas, e várias entidades privadas desdobram-se em medidas de prevenção e de controlo que procuram assegurar por um lado a confiança, mas claro está, por outro lado, a segurança daqueles que todos os dias utilizam estes meios de transporte.


A IntellCorp não tem dúvida de que este controlo público e privado é essencial para todos; por outro lado importa também frisar que embora já exista, naturalmente, no sector público muito trabalho feito nesta área, a Intelligence privada deve ser um alicerce fundamental no apoio diário destes parceiros e, de modo indirecto, na confiança e na segurança de todos os envolvidos não só na utilização destes meios, mas também daqueles que lhes prestam todos os dias o devido serviço na área da segurança.


O trabalho de Intelligence a fazer nestes casos visa não só prevenir estrategicamente verificando fluxos suspeitos, apoiando todas as forças que procuram localizar indivíduos, verificar passagens de activos suspeitos e garantindo um trabalho local sempre que necessário para passageiros mais críticos, politicamente e/ou publicamente expostos. A vantagem de contratar serviços de Intelligence privados assenta muito em dois aspectos: por um lado a flexibilidade e de trabalho que uma unidade privada tem, mas também o facto de que alocado este tipo de serviço a uma entidade externa, desloca-se o risco para uma unidade de responsabilidade privada, e portanto, menos exposta do ponto de vista público e até político.


A IntellCorp está posicionada desde início no mercado nacional e internacional para este tipo de colaborações estratégicas; seja no apoio a entidades privadas, seja no apoio a instituições públicas estamos de início focados no suporte na área da Intelligence não só em situações já críticas, mas também, no suporte a áreas de negócio que pelo risco que lhes é inerente podem, infelizmente, acarretar situações de contexto delicado e complexo para todos.


No caso da segurança Aeroportuária e Aeronáutica a IntellCorp reforça a necessidade e o carácter complementar de um bom serviço de Intelligence aplicado a toda a indústria, aqui fundamentalmente em contexto Lusófono, devendo o nosso trabalho, em conjunto com todas as forças de segurança, apoiar o alicerçar com ainda maior fundamento de blindagem mais robusta as bolhas securitárias contraterroristas tanto na área comercial, como civil, com rastreios aprofundados de todos os possíveis enquadramentos que possam espelhar qualquer tipo de ameaça, vulnerabilidade, ou suspeita em determinado trânsito, fluxo, ou movimento, e aproximação de um qualquer aeroporto.


A IntellCorp é a primeira empresa em contexto Lusófono disponível e com musculatura analítica e operacional bem como capacidade de Intelligence para actuar não apenas em situações de prevenção de terrorismo, mas também, em todas as áreas que possam configurar contextos de actuação criminosa mais ou menos grave na segurança aeroportuária e aeronáutica. A capacidade de elevar a autoconsciência dos aeroportos, enquanto nódulos de passagem e de trânsito dentro dos países da Lusofonia para o espaço internacional às vezes mais crítico, é uma das facetas a que estamos especialmente sensíveis e atentos.


A problemática em causa, sublinhe-se bem, para além de ser matéria de interesse para a Segurança Nacional de todos os Estados, tem cada vez mais sido objecto de suporte político aprofundado internacional, já que aqui se articulam interesses privados e públicos que uma vez erodidos ou afectados por qualquer tipo de ameaça podem ter repercussões brutais sobre a estabilidade dos Estados e suas economias.


O levantamento exaustivo de informações, a análise estratégica e táctica de esferas e teias de influência, bem como a verificação detalhada de antecedentes de indivíduos, empresas e/ou grupos de interesse (religiosos ou não) é sempre matéria a monitorizar para que assim se consigam previr ainda com mais eficácia actos de interferência ilegal.


Desde finais de 2016, a IntellCorp já se encontra felizmente a colaborar com algumas entidades directamente relacionadas com assuntos de segurança aeronáutica e aeroportuária internacional; não apenas em matéria de monitorização mas de prevenção activa no levantamento de vulnerabilidades próprias das estruturas que assistimos, mas também na leitura e neutralização das ameaças que diariamente as circundam.


Para saber mais envie-nos um email para intellcorp@protonmail.com. Para mais conteúdos siga as nossas actualizações também no LinkedIn, e também no Facebook e Twitter.

6 views0 comments
bottom of page